sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Visão geral do DRDA

Distributed Relational Database Architecture ™ (DRDA®) é um conjunto de protocolos que permitem a comunicação entre aplicativos e sistemas de banco de dados em diferentes plataformas e permite que dados relacionais sejam distribuídos entre várias plataformas.

Qualquer combinação de produtos de gerenciamento de banco de dados relacional que usam DRDA pode ser conectada para formar um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional distribuído. O DRDA coordena a comunicação entre sistemas, definindo o que deve ser trocado e como ele deve ser trocado.


Você pode configurar o IBM® Informix® para usar o DRDA para responder às solicitações de uma API comum (por exemplo, do IBM Data Server JDBC Driver e do IBM Data Server .NET Provider).
  
Você também pode habilitar conexões DRDA entre uma API cliente e o Gerenciador de Conexões Informix (o utilitário oncmsm) que gerencia e redireciona as solicitações de conexão do cliente entre um servidor primário e um ou mais servidores secundários. O Gerenciador de Conexões fornece recursos de recuperação automática e balanceamento de carga. Quando um cliente faz uma solicitação para se conectar a um servidor, o Connection Manager roteia a solicitação de conexão para o servidor apropriado com base em uma configuração de nível de serviço. Você pode configurar o Gerenciador de Conexões para trocar automaticamente para servidores específicos ou para tipos específicos de servidores. Para obter mais informações sobre o Gerenciador de Conexões e instruções para configurá-lo, consulte  Manage cluster connections with the Connection Manager.

Enterprise Replication, replicação de dados e utilitários Informix, como DB-Access, requerem conexões SQLI. Os utilitários Enterprise Replication não operam através de conexões DRDA. No entanto, as ligações Enterprise Replication podem coexistir com ligações DRDA.
  
A comunicação entre uma API comum e o Informix pode usar segurança de senha criptografada ou um ID de usuário criptografado e segurança de senha criptografada.
  
Você pode usar o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) para criptografar dados em conexões end-to-end TCP / IP e DRDA seguras entre o Informix e uma API comum de cliente. Para obter informações sobre SSL, consulte o IBM Informix Security Guide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário