Antes de você iniciar a configuração dos servidores e banco de dados para usar com um cluster de alta disponibilidade, você pode querer fazer um planejamento inicial. A lista a seguir contem as tarefas a realizar:
- Escolher e adquirir hardware apropriados;
- Se você estiver usando mais de um servidor de banco de dados para armazenar dados que você deseja replicar, migrar dados e redistribuir, veja se existe a possibilidade de ser gerenciado por um unico servidor de dados.
- Assegurar que todos os banco de dados que você deseja replicar esteja em modo “transaction loggin”.
- Desenvolver aplicativos para fazer uso de ambos os servidores de banco de dados de replicação.
- Criar uma programação para iniciar o HDR pela primeira vez.
- Projetar um espaço de armazenamento e programação dos backups de logical logs para o servidor de banco de dados primario.
- Produzir um plano de como lidar com falhas de um servidor de banco de dados e como reiniciar o HDR após uma falha.
Configurando Clusters
Para configurar seu sistema como um cluster de alta disponibilidade, você deve tomar as seguintes ações:
- Conheça os requisitos de hardware e sistema operacional;
- Atender aos requisitos dos dados de banco de dados;
- Atender aos requisitos de configuração do banco de dados;
- Configurar a conectividade.
Vamos explanar cada item acima.
Você pode configurar seu sistema para usar o Secure Sockets Layer (SSL), um protocolo de comunicação que garante a privacidade e integridade dos dados transmitidos através da rede, para a comunicação do HDR. Você pode usar o protocolo SSL para conexões entre os servidor primario e secundario e para conexões com servidores secundarios Remote Standalone(RS) e Shared Disk(SD) em uma configuração de alta disponibilidade.
Requisitos de Hardware e Sistema Operacional
Para um cluster de alta disponibilidade funcionar, o hardware deve atender a certos requisitos.
O hardware deve atender aos seguintes requisitos:
- Os servidores primario e secundario deve ser capaz de executar a mesma imagem do IBM Informix, mesmo que eles não tenham Hardware e Sistemas Operacionais identicos. Por exemplo, você pode usar servidores com diferentes Sistemas Operacionais Linux 32-bit porque nesses Sistemas Operacionais a imagem do Informix poderá ser executada. Nesta situação, você não pode adicionar um Servidor com Sistema Operacional Linux 64-bit porque nesse Sistema Operacional é exigida uma outra imagem do Informix, (Informix 64-bit). Verifique o arquivo “machine notes”: você poderá utilizar alguma combinação de hardware e Sistemas Operacionais suportados no mesmo arquivo “machine notes”.
- Os Hardwares que executa os servidores primario e secundario devem suportar conectividade com redes.
- A quantidade de espaço em disco alocado para os dbspaces secundario devem ser identicos ao servidor primario. O tipo de espaço em disco é irrelevante; você pode usar uma mistura de raw devices com cooked files nos dois servidores.
- Os chunks nos dois servidores devem estar no mesmo caminho. Os links simbólicos são permitidos em plataformas UNIXs, mas não na plataforma Windows.
Requisitos dos dados e banco de dados
Os dados e banco de dados deve atender aos seguintes requisitos:
- Todos os dados devem ser “logged”.
Todos os banco de dados que você quer replicar deve estar em modo “transaction logging”.
Este requisito é importante porque o servidor de banco de dados secundario utiliza os registros de logical logs do servidor primario para se auto atualizar. Se o banco de dados primario não utiliza o logical logs, não será capaz de gerar os logical logs para atualizar os outros servidores. Os registros podem ser “buffered” ou “unbuffered”. - Os dados deve estar localizado no mesmo dbspace ou sbspaces
Se o servidor primario tem “simple large objects” armazenados em blobspaces, modificações nos dados dentro dessa blobspace não são replicados como parte do processamento normal do HDR. No entanto, dados “simple large objects” são replicados.
”Smart large objects”, que são armazenados em sbspaces, são replicados. O sbspace deve estar em “logged”. “User-defined types” (UDTs) são replicados, a menos que eles estejam armazenados no Sistma Operacional. - Os servidores secundarios não deve usar compressão de disco.
Se você utilizar o recurso de compressão de disco do Informix, dados que é comprimido na tabela de origem é comprimido na tabela de destino. Você não pode executar operações de compactação em um servidor HDR secundario., RS secundario ou SD secundario, porque o servidor HDR de destino deve ter os mesmos dados e layout físico com o servidor de origem.
Requisitos de configuração do servidor de banco de dados
Para os servidores de alta disponibilidade do cluster funcionar, você deve configurar completamente cada um dos servidores de banco de dados.
Estes tópicos descrevem as considerações de configuração para os pares de cluster de servidor de banco de dados:
- Versão do servidor de banco de dados
- Configuração do dbspace e chunk
- Tamanhos de paginas em ambientes HDR
- Espelhamento
- Configuração do Physical-log
- Dbspace e dispositivos de backup para logical-log
- Configuração dos Logical-logs
- Configuração dos parametros do HDR
Versão do servidor de banco de dados
A versão do servidor de banco de dados no servidor primario e secundario deve ser identicas.
Configuração do dbspace e chunk
O numero de dbspaces, o numero de chunks, os seus tamanhos, os nomes de caminhos, e seus offsets devem ser identicos nos servidores, primario e secundarios. Além disso, a configuração deve conter pelo menos um dbspace temporário se o HDR secundario for usado para gerar atividades de relatorios.
somente UNIX:
Você deve usar links simbolicos para os chunks criados em raw devices.
Importante: Se você não usar links simbolicos para os nomes do caminho dos chunks, você não poderá mudar o nome do caminho de um chunk facilmente.
Os seguintes parâmetros do ONCONFIG devem ter o mesmo valor em cada um dos servidores HDR:
- ROOTNAME
- ROOTOFFSET
- ROOTPATH
- ROOTSIZE
Tamanhos de paginas em ambientes HDR
O tamanho de paginas de um dbspace, e e as especificações do buffer pool são propagadas automaticamente do servidor primario para o servidor secundario. Embora o servidor primario e os secundarios devem ter os mesmos buffer pools, os números de buffers em buffer bool não são obrigatórios.
Espelhamento
Você não é obrigado a definir o parametro MIRROR para o mesmo valor nos dois servidores de banco de dados; você pode habilitar o espelhamento em um servidor de banco de dados e desabilitar no outro servidor. Entretanto, se você especificar um chunk espelhado para o rootdbs do servidor primario, você tera que especificar um chunk espelhado também para o servidor secundario. Portanto, os seguintes parametros do ONCONFIG deve ser definido para o mesmo valor em ambos os servidores de banco de dados:
- MIRROROFFSET
- MIRRORPATH
Configuração do Physical-log
O physical log deve ser identico em ambos os servidores. A seguir os parametros do ONCONFIG que devem ser os mesmos valores em cada servidor:
- PHYSBUFF
- PHYSFILE
Dbspace e dispositivos de backup para logical-log
Você pode especificar diferentes dispositivos de fitas para os servidores primario e secundario.
Se você usa o ON-Bar, configure os parametros de configuração do ON-Bar com os mesmos valores em ambos os servidores.
Se você utiliza o ontape, o tamanho do dispositivo e o bloco do dispositivo para o dispositivo de armazenamento e logical-log devem ser identicos. A seguir os parametros do ONCONFIG que devem ter os mesmos valores em ambos os servidores:
- LTAPEBLK
- LTAPESIZE
- TAPEBLK
- TAPESIZE
Configuração dos Logical-logs
Todos os registros de logical-logs são replicados para o servidor secundario. Você deve configurar os numeros de arquivos de logical-log e o tamanho dos logical-log com valores iguais em ambos os servidores. Abaixo segue parametros do ONCONFIG que devem ter os mesmos valores:
- LOGBUFF
- LOGFILES
- LOGSIZE
- DYNAMIC_LOGS
Configuração dos parametros do HDR
A seguir os parametros de configuração do HDR que devem conter o mesmo valor em ambos os servidores:
- DRAUTO
- DRINTERVAL
- DRTIMEOUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário