quarta-feira, 20 de julho de 2011

Eventos Importantes no Servidor IDS

Data Caching

Quando o servidor quer acessar algum dado, ela deve achar a pagina onde aquele dado esta alocado. Uma vez que a pagina é localizada, esta é lida do disco para dentro de um dos buffers no shared memory buffer pool. Uma vez que esta pagina esta no buffer pool, qualquer outro usuário que queira ler aquela pagina pode faze-lo sem ter que lê-lo novamente do disco; as pagina no shared memory buffer pool são compartilhadas por todo os processos do servidor.

A leitura de pagina do disco dentro do shared memory buffers é conhecida como data caching. Se o dado na pagina é modificado por um servidor (durante um INSERT, DELETE ou UPDATE), ela é modificada diretamente no buffer. Isto quer dizer que todo o processo do servidor terá acesso imediato para o dado modificado.

Os buffers modificados em shared memory serão copiados de volta para o disco mais tarde.

Checkpoints

Como as paginas são lidas dos discos para dentro da shared memory buffers e então modificadas dentro destes buffers, as paginas dos discos e as copias destas paginas no shared memory buffers tornam-se fora de sincronização. É necessário, nesta ocasião, ressincronizar estes dois de modo que eles estejam iguais. Esta ressincronização é executada por um evento do sistema conhecido como checkpoint. Durante um checkpoint, todas as paginas na shared memory buffers que foram modificadas são copiadas de volta para o disco. Este trabalho é executado por um dos virtuais processors. Quando o checkpoint esta terminado, todas as paginas na shared memory buffers estão novamente sincronizadas com as paginas do disco.

Point of Recovery

Estes checkpoints também sevem como um recovery point. Se o sistema sofre um crash, nenhuma mudança feita pelas paginas em shared memory esta sincronizada com as paginas de disco. Mas nós sabemos, que somente as mudanças feitas deste o ultimo checkpoint não estão sincronizadas no disco. O mecanismo automático de recovery se previne de recuperar essas mudanças feitas desde o ultimo checkpoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário