Todas as saídas onstat inclui um cabeçalho. O comando onstat - exibe apenas o cabeçalho, devolvendo valores que indica o modo do servidor. A primeira parte da saída identifica a versão do Server, a segunda parte identifica o status do server. O status do servidor Informix pode assumir um dos seguintes valores:
-
Initialization
-
Shutting Down
-
Quiescent
-
OnLine
-
Fast Recovery
-
Abort
-
Archive Backup
-
Unknown
-
Read-Only
Adicionalmente, o status do servidor pode ser acompanhada de informações secundárias. O valor (PRIM) ou (SEC) será exibido para os sistemas em sistemas de replicação de dados. (CKPT REQ) aparecerá caso haja necessidade; (CKPT INP) aparecerá se um ponto de verificação está em andamento; e (LONGTX) aparecerá caso esteja tendo um ROLL BACK sendo executado.
E na parte final das informações são fornecidas o tempo que o servidor esta no ar, seguido pelo tamanho total dos segmentos da shared memory (resident + virtual) utilizado pelo servidor em Kbytes. Se o servidor é impedido de realizar qualquer trabalho, a razão é adicionado ao final da linha de status. As possíveis razões para um sistema de bloqueio são:
- CKPT Checkpoint
- LONGTX Long Transaction
- ARCHIVE Archive Requested Block
- MEDIA_FAILURE DBSpace being marked down
- HANG_SYSTEM Server Requested Block
- DBS_DROP DBSpace is being dropped
- DDR DDR Synchronization
- LBU Prevent Log Backups
Sintaxe:
isis:~ # onstat -
(Version--Mode (Type)--(Checkpnt)--Up Uptime--Sh_mem Kbytes)
IBM Informix Dynamic Server Version 11.50.FC6WE -- On-Line -- Up 19 days 03:08:27 -- 1310184 Kbytes
Version:
Nome e a versão do produto
Mode:
É o modo atual
Type:
Se o servidor de banco usa HDR, indica se o servidor é primario ou secundario.
Se o servidor não esta envolvido com HDR, então este campo não contem nada. Se o server é primario então será mostrado o valor P e se for um servidor secundario será exibido o valor S.
Checkpnt:
Se um flag Checkpnt é definido, poderá então ser mostrado mais 2 valores
(CKPT REQ) - Indica que um segmento de usuário solicitou um checkpoint
(CKPT INP) – Indica que um checkpoint esta em progresso. Durante o checkpoint, o acesso é limitado somente para leitura. O Servidor de Banco de Dados não pode escrever ou atualizar dados até que o checkpoint termine.
Uptime:
Indica o tempo que o Servidor de Banco de dados esta rodando.
Se a hora do sistema é alterado manualmente para uma data posterior da inicialização do banco de dados, o tempo de atividade não estará disponível. Nesta situação será exibido essa mensagem: Uptime Unavailable.
Sh_mem:
È o tamanho do banco de dados na Shared Memory, mostrado em kilobytes
Nenhum comentário:
Postar um comentário