COMANDOS
Como ja vimos, comandos são programas do sistema operacional que tem utilidade geral (conhecidos tambem como utilitarios). Eles auxiliam a manutenção do sistema tanto para o usuario comum, como para o root (administrador do sistema) e para o usuario programador.
O comando pode ser digitado sempre que o prompt do Shell (#) estiver presente. A linha onde o comando é digitado é chamado de linha de comando e deve sempre ser encerrada com a tecla <ENTER>.
A linha de comando é interpretada pelo Shell que age como intermediario entre o usuario e o nucleo do sistema operacional (Kernel).
Formato do comando
A linha de comando tem a seguinte sintaxe:
comando [-opções] [argumentos]
Argumentos de um comando
Normalmente os comandos necessitam de argumentos, isto é; informações adicionais. Por exemplo quando se deseja listar o conteudo de um arquivo, deve-se informar o nome do comando que executara a listagem e o nome do arquivo a ser listado (o argumento).
Opções de um comando
Muitos comandos permitem selecionar uma entre as varias opções existentes. As opções são quase sempre forncecidas antes dos outros argumentos e sempre iniciam com "-" ou "+". Por exemplo, quando se deseja listar o conteudo de um diretorio, classificado em ordem descendente, deve-se informar o nome do comando que executara a listagem, a opção de classificação e o diretorio a ser listado »»» ls -t /etc
Correção da linha de comandos
a correção de uma digitação incorreta na linha de comando só pode ser executada enquanto não for pressionado <ENTER>. Para corrigir o comando basta retroceder o cursor com a tecla <BACKSPACE>.
Interrupção da execução de um comando
Para interromper um comando em execução (processo) basta pressionar as teclas <CTRL+C>, ou <DEL> em alguns teclados.
Se for o caso de interromper algo que se esta listando na tela, basta pressionar <CTRL+S>. Para continuar a listagem, basta pressionar <CTRL+Q>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário