- Um file system desmontado pode ser incrementado em seu tamanho, utilizando uma porção ainda não usada do volume logico ou pode ser extendido para um novo volume fisico.
O comando "extendfs" possibilita aumentar o tamanho do file system, executando todos os procedimentos necessarios para atualização do superbloco (original e copia) e de dados de grupo de cilindros com o endereço dos novos cilindros adicionados.
- O LVM dispõe de comandos que permitem exportar e importar um grupo de volumes de um equipamento para outro.
- Quando por qualquer motivo for necessario recuperar o conteudo de um disco, os comandos tradicionais de backup, apenas retornam os dados do usuario para o volume logico. Porem é necessario também reconstituir a configuração do LVM. Para isso existem 2 comandos que permitem obter o "Backup" e "Restore" da configuração do LVM:
vgcfgbackup - backup da configuração do LVM de um grupo de volumes em arquivos binarios (um arquivo para cada grupo). Esses arquivos são guardados no diretorio "/etc/lvmconf".
vgcfgrestore - permite restaurar a configuracao de um grupo de volumes em volumes fisicos individuais.
- A administração de grupos de volumes, volumes fisicos, volumes logicos, swapping e file system pode ser feitas por comandos ou pelo gerenciador do sistema operacional.
- Os volumes fisicos no LVM são identificados pelo seu nome de device para a seção 2. Cada disco tem um arquivo especial bloco e um arquivo especial caractere. Algumas tarefas de administração do LVM utilizam os arquivos blocos e outros arquivos caractere:
- Criação de Volume Fisico - pvcreate - arquivo especial caractere;
- Adicionando volume fisico em um grupo de volumes - vgextend - arquivo especial bloco;
- Criar File System ou um volume logico - newfs - arquivo especial caractere;
- Adicionar um disco a um volume logico ou aumentar o espaço de um volume logico - extendfs - arquivo especial caractere;
- Montar e desmontar uma file system - mount/umount - arquivo especial bloco;
Nenhum comentário:
Postar um comentário