quarta-feira, 25 de abril de 2012

System Administration Certification exam 918 for IBM Informix Dynamic Server 11 prep, Part 1– Instalação e Configuração do Informix

Configurando a Conectividade

Existem três metodos disponiveis para a configuração da conectividade entre client-server e o sistema on-line:

  1. Através de uma conexão de memória compartilhada. Quando a aplicação cliente o e servidor de banco de dados estão no mesmo computador, este é o método preferido de comunicação. Aplicação e o servidor de banco de dados trabalha no mesmo segmento de memória compartilhada.
  2. Através de uma conexão TCP/IP, usando SOCKETS ou uma interface de programação TLI. TCP/IP pode ser usado em ambas comunicações,locais e remoto.
  3. Através  de uma conexão “stram pipe”. Isso é uma conexão local, metodo de comunicacao que o UNIX utiliza.
arquivo sqlhosts

Quando um aplicativo tenta uma conexão com um servidor de banco de dados, há algumas informações basicas que necessitam ser configuradas para fazer a conexão. Essas informações  estão armazenadas em $INFORMIXDIR/etc/sqlhosts, um arquivo que deve ficar no diretorio $INFORMIXDIR/etc. Para alterar o local do arquivo slqhosts, utilize a variavel de ambiente INFORMIXSQLHOSTS. Cada servidor que hospeda um banco de dados ou um cliente deve ter um arquivo sqlhosts.

Cada entrada (cada linha) do arquivo sqlhosts contem as informações para um banco de dados. Utilize espaços em brancos (espaços, tabulação ou ambos) para separar os campos. Não inclua espaços em branco ou tabulação dentro de um campo. Para colocar comentarios no arquivo sqlhosts, inicie a linha com um caracter (#). Você também pode deixar linhas totalmente me branco para facilitar a leitura.  Regras de sintaxe adicionais para cada um dos campos serão fornecidos nas postagens seguintes, que descrevem as entradas no arquivo sqlhosts. Use um editor de texto padrão para inserir as informações no arquivo sqlhots.

Exemplo de um arquivo sqlhosts
dbservername nettype hostname servicename
tst onipcshm isis tst
tstsoc onsoctcp isis tstsrv
prdsoc onsoctcp vishnu prdsrv

dbserver corresponde à variavel de ambiente INFORMIXSERVER e DBSERVERNAME ou DBSERVERALIASES no arquivo ONCONFIG.

A coluna nettype contém informações cruciais sobre tipo de servidor de banco de dados e como as conexões vão ser feitas. O nettype consiste em oito letras dividas em três categorias.

As duas primeiras letras representam o produto do banco de dados. As proximas três letras referem-se a interface de programação usado para a conexão. As três ultimas letras referem-se ao protocolo especifico ou mecanismo IPC.

onde:

d = produto,
i = interface,
p = protocolo

ddiiippp

on – Dynamic Server
se – Standard Engine

ipc – Conexão IPC
tli – Conexão TLI
soc – Conexão socket

shm – Shared memory
str – Stream pipes
tcp – Protocolo TCP/IP
spx – Protocolo IPX/SPX

Hostname  é o nome do servidor que esta armazenado o banco de dados.

Todos os nomes de serviços é necessario estar no /etc/services.

Exemplo de um arquivo /etc/services

tstsrv 1550/tcp
prdsrv 1540/tcp

Nenhum comentário:

Postar um comentário