quarta-feira, 20 de julho de 2011

Usos do Shell

Uma das maiores funções do shell é para interpretar comandos digitados em linhas de comandos. O shell analisa a linha de comando, quebra-os em palavras (chamados de tokens), separados por um espaço em branco, que consiste em tabulações, espaços ou nova linha. Se a palavra contem metacaracteres especiais, o shell avalia-os tambem. O shell trata processamentos em primeiro plano (foreground) e tambem em segundo plano (background). Apos a linha de comando ser processada, o shell procura pelo comando e inicia a sua execução.

Outra função importante do shell é a personalização do ambiente dos usuários, feito normalmente em arquivos de inicialização. Estes arquivos contem definições para a configuração de terminais e características de ambientes gráficos; configuração de variáveis que define as pesquisas de comandos (search path), permissões, prompts e tipos de terminais, e configurações de variáveis requeridas por aplicações especificas como um x-window, programas para processar textos, e bibliotecas para linguagem de programação. O Korn Shell e o C Shell tambem fornece uma maior personalização com o histórico e aliases, variáveis embutida configura proteção contra sobreposição de arquivos, de forma não intencional, e notifica o usuário quando tarefas foram completadas.

O shell pode ser usado como um interpretador de linguagem de programação. Programas Shell, chamados de scripts, consiste de uma lista de comando em um arquivo. Os programas são criados em um editor. Estes arquivos consistem de comandos UNIX em forma de programação como atribuições de variáveis, condições e loops. Os shell scripts não precisam ser compilados. O shell interpreta cada linha do script como se tivesse sido digitado via teclado. Porque o shell é responsável por interpretar os comandos, é necessário que o usuário tenha conhecimento dos comandos UNIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário