sexta-feira, 12 de março de 2010

Visão do ambiente HP-UX


 

COMANDOS

Como ja vimos, comandos são programas do sistema operacional que tem utilidade geral (conhecidos tambem como utilitarios). Eles auxiliam a manutenção do sistema tanto para o usuario comum, como para o root (administrador do sistema) e para o usuario programador.

O comando pode ser digitado sempre que o prompt do Shell (#) estiver presente. A linha onde o comando é digitado é chamado de linha de comando e deve sempre ser encerrada com a tecla <ENTER>.

A linha de comando é interpretada pelo Shell que age como intermediario entre o usuario e o nucleo do sistema operacional (Kernel).

Formato do comando

A linha de comando tem a seguinte sintaxe:

comando [-opções] [argumentos]

Argumentos de um comando
Normalmente os comandos necessitam de argumentos, isto é; informações adicionais. Por exemplo quando se deseja listar o conteudo de um arquivo, deve-se informar o nome do comando que executara a listagem e o nome do arquivo a ser listado (o argumento).

Opções de um comando
Muitos comandos permitem selecionar uma entre as varias opções  existentes. As opções são quase sempre forncecidas antes dos outros argumentos e sempre iniciam com "-" ou "+". Por exemplo, quando se deseja listar o conteudo de um diretorio, classificado em ordem descendente, deve-se informar o nome do comando que executara a listagem, a opção de classificação e o diretorio a ser listado »»» ls -t /etc

Correção da linha de comandos

a correção de uma digitação incorreta na linha de comando só pode ser executada enquanto não for pressionado <ENTER>. Para corrigir o comando basta retroceder o cursor com a tecla <BACKSPACE>.

Interrupção da execução de um comando
Para interromper um comando em execução (processo) basta pressionar as teclas <CTRL+C>, ou <DEL> em alguns teclados.
Se for o caso de interromper algo que se esta listando na tela, basta pressionar <CTRL+S>. Para continuar a listagem, basta pressionar <CTRL+Q>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário