terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que é Logical Log ?

A ideia do Logical Log é manter um historico das operações e alterações dos dados do servidor desde o tempo de armazenamento da ultima copia de segurança do dbspace, então o servidor de banco de dados gera registros de logs. O Banco de Dados armazena os registros de log no Logical Log, um arquivo circular que é composto de tres ou mais arquivos logicos de log. Chama-se Logical Log, porque os registros de log representa operações logicas do servidor de banco de dados, ao contrario das operações fisicas. A qualquer momento, a combinação de um backup de uma dbspace e os backup de logical log contem uma copia completa do seu servidor de banco de dados.
Como Administrador do banco de dados, voce deve configurar e gerenciar os logical logs. Por exemplo, se voce não fizer os backups de logical logs regularmente, os logical logs serão preenchidos e o servidor de banco de dados suspendera os processos.

Estas responsabilidades incluem as seguintes tarefas:
  • Escolher um local apropriado para os logical logs;
  • Acompanhamento do status dos arquivos de logical logs;
  • Atribuir um espaço de armazenamento adequado em disco para o logical logs;
  • Alocação de arquivos de logs adicionais, sempre que necessarios;
  • Backup dos logical logs para uma midia;
  • Gerenciamento dos logging de blobspace e sbspace;
Localização dos Arquivos de Logical-Log
Quando o servidor de banco de dados inicializa os "disk space", ele coloca os logical logs e os physical-logs no root dbspace. Voce não tem controle sobre esta ação. Para melhorar o desempenho (especificamente, para reduzir os numeros de gravações no root dbspace e minimizar a contenção) , mover os arquivos de Logical-Logs para fora do root dbspace para um dbspace em um disco ou uma outra partição que não seja compartilhada com tabelas ativas ou o physical logs.
Para melhorar o desempenho ainda mais, separe os arquivos de Logical-Logs em dois grupos e armazena-los em dois discos separados. Por exemplo, se voce possui seis arquivos logical-logs voce pode locar os arquivos 1, 3 e 5 no disco 1 e os arquivos 2, 4 e 6 no disco 2. Esta disposição melhora o desempenho porque nunca a mesma unidade de disco tem que lidar com gravações do logical log atual, ou seja ha um balanceamento de I/O em disco.

Os arquivos de Logical-Logs contem informações criticas e deve ser espelhado para o maximo de proteção dos dados. Se voce mover os arquivos de Logical-Logs para um dbspace diferente, planeje para iniciar um espelhamento desse dbspace.

Idendificação dos Logical-Logs
Cada arquivo de Logical-Log, se backupeado para uma midia ou não, tem um numero de identificação exclusivo (unique ID). A sequencia começa com 1 para o primeiro Logical-Log preenchida apos a inicialização do dbspace . Quando o arquivo de Logical-Log atual torna-se completa (100%) o servidor de banco de dados muda-se para o proximo arquivo de Logical-Log e incrementa um numero de ID unico para o novo arquivo de Log + 1. Arquivos de Logs que foram recentementes adicionados ou marcados para exclusão tem o numero de ID unico de 0.

O atual espaço em disco alocado para cada arquivo de registro logico tem um numero de identificação conhecido como o numero de arquivo de Log. Por exemplo, se voce configura seis arquivos de Logical-Logs, esses arquivos leva um numero de registro de um a seis. Os numeros de registros podem estar fora de sequencia. Como os Logical-Logs são backapeados e liberados, o servidor de banco de dados reutiliza esses espaços.

Flags de Status do Logical-Log
Todos os arquivos  de Logical-Log possuem uma flag de status na primeira posição:
Added (A), Deleted (D), Free (F), ou Used (U). Abaixo possiveis combinações dos Flags:

A - - - - - -  > Arquivo de Log foi adicionado, e esta disponivel, mas ainda não foi utilizado;
D - - - - - -  > Se voce eliminou um arquivo de Log com as flags U-B, ele sera marcado como deletado. Esse arquivo de Log é eliminado e seu espaço e liberado para reutilização quando voce rodar um backup de nivel-0 de todos os dbspace.
F - - - - - -  > Arquivo de Log esta livre e disponivel para uso;
O arquivo de Log livre é liberado imediatamente após o backup de nivel-0, todas as transações dos Logical-Logs são fechadas e as atualizações mais antigas são carregadas em disco.
U - - - - - -  > Arquivo de Log foi usado mas não backepeado;
U-B - - - -  > Arquivo de Log foi backepeado mas ainda necessario em caso de restore. ( Arquivos de Logs são liberados quando não é mais necessario para recuperação.)
U-B- - - L  > Arquivo de Log foi usado mas ainda necessario em caso de restore. Contem o ultimo registro de CheckPoint;
U - - -C- -  > O servidor de Banco de Dados esta enchendo o arquivo de Log;
U - - -C-L  > Arquivo de Log atual contem o ultimo registro de checkpoint;


Tamanho do Logical-Log
Decidir a quantidade de arquivos de Logical-logs e tamanho que voce quer. Se voce alocar espaço em disco mais do que o necessario, o espaço é desperdiçado. Se voce não atribuir espaço em disco suficiente, o desempenho pode ser afetado.  Considere os seguintes pontos sobre o tamanho e o numero de arquivos de Logical-logs:
  • O tamanho minino para um arquivo de Logical Logs é de 200 kilobytes;
  • O tamanho maximo para paginas de Logical Logs é de 1048576 paginas (equivalente a 0x100000).
  • Arquivos de logs menores significa que voce pode levar mais tempo de recuperação em caso de um recover se os discos que contenham os logs cair. Se o Continuous Log Backup é definido, os arquivos de Logs são automaticamentes copiados assim que cheios.
  • Use arquivos de Logs maiores quando muitos usuarios estão escrevendo nos logs ao mesmo tempo.
Numeros de Arquivos de Logical-Logs
Quando voce pensar em numeros de Arquivos de Logical-Logs considere os pontos abaixo:
  • Voce sempre deve ter no minino 3 arquivos de Logs e no maximo 32767. O numero de arquivos de Logs depende do tamanho desses logs.
  • O Numero de arquivos de logs afeta a frequencia dos backups desses logs;
  • O numero de arquivos de logs afeta a taxa de recuperação de arquivos em Blobspace e blobpages;

Nenhum comentário:

Postar um comentário