O Ontape permite utilizar o STDIO para operações físicas de backup e restore. Durante o backup, o ontape pode gravar dados no STDOUT. Durante o restore, o ontape pode ler o STDIN. O ontape utiliza pipes como um mecanismo de buffer de memória fornecido pelo sistema operacional para executar backup e restore utilizando o STDIO. As vantagens de utilizar o STDIO com o ontape são:
- Nenhuma operação de leitura ou gravação para mídia de armazenamento é necessária (se você decidir direcionar diretamente os dados de backup para uma operação de restauração).
- Você pode usar os utilitários do sistema operacional para compactar os dados de backup antes do armazenamento.
- Você pode enviar os dados de backup por meio de qualquer utilitário.
- Você pode criar um servidor de banco de dados, restaurando imediatamente os dados em outro servidor, como configurar um servidor secundário (HDR) ou (RSS).
Configure o valor do parametro TAPEDEV como STDIO.
Os parâmetros de configuração TAPEBLK e TAPESIZE não são utilizados para fazer backup usando o STDIO. No entanto, o valor de TAPEBLK ainda é usado para a transferencia de dados entre o servidor de banco de dados e o processo ontape. O parametro TAPESIZE não é usado, porque a capacidade de STDIO é assumida como ilimitada.
O backup utilizando o STDIO é gravado diretamente no STDOUT. Portanto, o fluxo de dados precisa redirecionar para um arquivo. Caso contrario, o fluxo de dados sera enviado para a tela. Ao redirecionar o STDOUT para um arquivo, certifique-se que há espaço suficiente disponível no file system. Mensagens de erros e informações são gravadas no STDERR.
ontape -s -L 0 > /informix/backup/archive_L0
Executa o backup de nivel 0 utilizando o STDIO. O stdout do comando ontape é redirecionado para um arquivo chamado archive_L0 no diretório /informix/backup. O comando é o mesmo que o backup físico padrão ontape, exceto neste cenário, o sistema operacional manipula o fluxo de dados para o arquivo de saída.
ontape -s -L 0 | compress -c > /informix/backup/archive_L0
Executa backup de nivel 0, em que o comando ontape é redirecionado para um canal e os dados são compactados antes de serem gravados nos nomes de arquivos archive_L0 no diretorio /informix/backup.
O Backup e a restauração do lógico log não são compatíveis com o ontape usand o STDIO. No entanto, se houver backups de lógico logs padrao disponíveis, eles poderão ser restaurados usando o comando ontape -l após uma restauração fisico do ontape utilizando o STDIO. Alem disso, o salvamento de lógico logs não é possivel durante o processo de restauração. Portanto voce deve salvar manualmente todos os logs usando o comando ontape -S antes de executar uma restauração utilizando STDIO.
Durante a restauração padrão, o ontape imprime informações para stdout, mas com STDIO, as mensagens são omitidas. Da mesma forma, após restaurar um backup de nível 0, o ontape solicita a restauração de backups de nível 1 e nível 2. Ma durante uma restauração para STDIO, esses prompts são omitidos. Em vez disso, o fluxo de entrada é varrido para mais dados. Se mais dados forem encontrados, o próximo nível de backup poderá ser restaurado. Portanto, todos os dados necessários devem fazer parte do fluxo de entrada para o comando de restauração, e os dados devem estar na ordem correta.
cat /informix/backup/archive_L0 /informix/backup/archive_L1 | ontape -p
A função STDIO permite clonar um servidor de banco de dados Informix ou configurar rapidamente o HDR executando um backup simultâneo para stdout e restaurando de stdin. Se o backup e restauração forem feitos apenas para duplicar um servidor de banco de dados Informix, use a opção -F para evitar que o archive seja salvo. Durante o backup e a restauração simultâneos, embora um backup seja feito, ele não pode ser restaurado posteriormente porque o backup não é salvo em um dispositivo de armazenamento; os dados de backup serão transferidos para outro sistema através de um pipe e, usando uma operação rsh, os dados serão imediatamente restaurados para outro sistema.
ontape -s -L 0 -F | rsh serverB "ontape -p"
O backup ontape nivel 0 é executado na maquina local. Os dados são canalizados para stdout em uma máquina remota chamada serverB usando o utilitário do sistema operacional rsh e uma restauração física é executada na máquina remota.
O Comando ontape ignora a opção -F se TAPEDEV não estiver configurado como STDIO. A opção ontape -F com a configuração STDIO significa que as informações do arquivo não são registradas nas paginas reservadas.