Oferecemos consultoria altamente qualificada do Banco de Dados Informix de maneira flexível e econômica. Se você está procurando uma solução para um problema específico ou deseja melhorar o desempenho geral do seu sistema, pode confiar na AJMSolutions para fornecer resultados tangíveis e mensuráveis.
sexta-feira, 7 de março de 2014
Tecnologia da Informação: HDR : Introdução
quinta-feira, 6 de março de 2014
HDR : Introdução
Esta seção abrange os seguintes tópicos relacionados à High Availability Data Replication:
- O que é HDR?
- Vantagens do HDR
- Disvantagens do HDR
O que é HDR?
High Availability Data Replication (HDR) é um método para replicar dados a partir de um servidor primário para outro servidor (secundário). HDR replica qualquer banco de dados registrados no servidor primário para um servidor secundário. Enquanto que o servidor secundário é considerado uma duplicação do servidor primário, ele não vai conter dados de bancos que esteja configurado em modo “non-logged”. O banco de dados e esquemas existem, as declarações DML (Data Manipulation Language) são sempre modo “logged”, mas todos os dados inseridos, atualizados, ou excluidos não será replicado a menos que o banco de dados esteja em modo “logged”. O HDR assegura que o servidor secundário é sempre sincronizado com o servidor primario. Se o primario falhar, o servidor secundario pode ser usado como backup até que o servidor primário esteja disponivel novamente.
Vantagens do HDR
- Alta disponibilidade: se o servidor primário falhar, acesso de gravação pode ser habilitado automaticamente no servidor secundário.
- (Potencial) alívio Capacidade: Com outra cópia de seus dados disponível, você poderá rodar relatórios no servidor secundario, em vez de executá-los no primário. Isso ajuda a aumentar a taxa de transferência do servidor primário.
- Replicação síncrona ou assíncrona: Atualização sincrona é quando um buffer de logical log no servidor primário só é concluida após o buffer de logical logs ter sido copiado para o buffer de replicação de dados, enviado através da rede, e uma confirmação é enviada de volta para o servidor primário que o buffer foi recebido. Com a atualização sincrona, você terá certeza de que as transações confirmadas no servidor primario também foi enviada para o servidor secundário. Atualização assíncrona é onde o servidor primario copia os buffers de logical logs para o buffer de replicação de dados, em seguida faz flush do buffer de logical logs e um envio dos conteúdos do buffer de replicação de dados através de rede quando qualquer dos seguintes eventos ocorrerem:
- O buffer de replicação de dados tornam-se cheios
- A aplicação comita uma transação em um banco de dados sem buffer
- O intervalo de tempo especificado pela configuração do parâmetro DRINTERVAL é atingida.
Disvantagens do HDR
- Banco de dados em modo de log: somente bancos de dados com o log habilitado será replicado .
- Escopo do banco de dados: A granularidade do HDR está no nível de banco de dados. Todas tabelas em log serão replicados.
- Modo síncrono: Com a atualização síncrona pode haver um pequeno atraso na liberação de um buffer de logical logs por causa do tráfego de rede.
- Modo assíncrono: Com a atualização assíncrona há um potencial para algumas transações confirmadas no primário de não serem replicadas para o secundario após uma falha.
- Suporte de blobspace: Qualquer armazenamento tipo blob não será replicado.
- Secundário Read Only: O servidor secundário é um servidor somente de leitura. todas as aplicações que necessitam de acesso de gravação deve utilizar o primário.