sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tecnologia da Informação: openSUSE 12.2 - Análise de Sistemas e Performance

Tecnologia da Informação: openSUSE 12.2 - Análise de Sistemas e Performance: Saudações a todos, já faz algum tempo que não tenho escrevo no blog, tenho uma razão para isso, ultimamente tenho estado com minha agenda ch...

openSUSE 12.2 - Análise de Sistemas e Performance

Saudações a todos, já faz algum tempo que não tenho escrevo no blog, tenho uma razão para isso, ultimamente tenho estado com minha agenda cheia com muitos clientes de ótima qualidade.

E acabou de sair do forno a nova versão do openSUSE a versão 12.2, que na minha opinião esta ótima, já tenho inclusive instalado em um cliente, e esta rodando perfeitamente com o banco de dados Informix.

Vou estar postando por esses dias alguns artigos referente a análise do openSUSE para buscar uma melhor performance, espero que gostem.

Part I. Básico

Algumas observações sobre à Analise de Performance

O que vou tentar expor aqui são as razões para os problemas de desempenho e tentar proporcionar meios para resolver esses problemas. Antes de iniciar o tuning em seu sistema você deve ter certeza de que descartou problemas comuns, básicos, e de que encontrou a causa (gargalo) para o problema. Você também deve de ter um plano detalhado sobre como ajustar o sistema, porque a aplicação de dicas de ajustes aleatórias não vai ajudar, e poderia piorar as coisas. Não é tão fácil fazer ajustes de performance, requer estudo sobre o ambiente, paciência para a coleta de dados, e o mais importante saber o que esta alterando.

Também gostaria de chamar a atenção que tomem muito cuidado com ambientes de produção, não façam nada nesses ambientes sem ter certeza do que estão fazendo, por conta e risco de cada um.

Abordagem geral de um ajuste de sistema

Certifique-se do problema a ser resolvido

Antes de iniciar um tuning em seu sistema, tente descrever o problema mais exato possível.  Obviamente, um simples e geral comentário “O sistema esta muito lento!” não é uma descrição útil do problema. Se você pretende ajustar um servidor Web para uma entrega mais rápida de páginas estáticas, por exemplo, faz diferença se você especificar se precisa melhor a velocidade em geral, ou se é necessário melhor em horários de picos. Assim como melhorar a performance de um servidor WEB não é a mesma coisa que melhorar a performance de um banco de dados Informix ou Oracle. 

Além disso , certifique-se que você pode aplicar uma métrica para o seu problema, caso contrário você não será capaz de controlar se o ajuste foi bem sucedido ou não. Você sempre deve ser capaz de comparar  o "antes" e o "depois".

 

Descartar problemas comuns

Um problema de performance muitas vezes são causadas por problemas de redes ou hardwares, bugs, ou problemas de configuração. Certifique-se de descartar alguns problemas , tais como os listados abaixo antes de tentar ajustar seu sistema:

  • Verifique as entradas dos logs  /var/log/warn e /var/log/messages.

  • Verifique se um determinado processo ( usando top ou ps ) se comporta mal consumindo quantidades incomuns de tempo de CPU ou memória.

  • Verifique se há problemas de rede , analisando /proc/net/dev.

  • No caso de problemas de I/O com discos físicos,  certifique-se que não é causada por problemas de hardware(verifique os discos com o smartmontools) ou se o disco não esta cheio.

  • Garantir que os jobs em background estão programados para serem executadas na hora que o servidor tem cargas baixas de processamento.  Esses jobs também deverá rodar com baixa prioridade (definido através do comando nice).

  • Se o servidor executa diversos serviços, utilizando os mesmos recursos, considerar mover alguns serviços para outro servidor.

  • E por ultimo, verifique se o sua aplicação esta atualizada.

 

Procurando por gargalos

Encontrar o gargalo muitas vezes é a parte mais difícil ao ajustar um sistema. O openSUSE oferece uma série de ferramentas para ajudar nessa tarefa. Acompanhe as matérias futuras para obter informações detalhadas sobre as aplicações gerais do sistema de monitoramento e análise de arquivo de logs. Se o problema requer um longo tempo de análise mais profundo, o kernel do Linux oferece os meios para obter tal análise.

Depois de ter recolhido os dados necessários para analise. Primeiro, analise se o hardware do servidor (memória , CPU, bus ) e seus dispositivos de I/O  (disco , rede) são suficientes.  Se essas condições básicas são atendidas, o sistema pode ganhar performance.

 

Passo à passo dos ajustes

Certifique-se de planejar cuidadosamente o ajuste. É de importância vital fazer apenas um passo de cada vez. Só assim você será capaz de medir se a mudança proporcionou uma melhora ou até mesmo teve um impacto negativo. Cada atividade de ajuste deve ser medido ao longo de um período suficiente de tempo, a fim de assegurar-se que pode fazer uma analise baseada em dados significativos. Se você não pode medir um efeito positivo, não fazer a mudança permanente, volte como estava antes.

Bom por hora vai a dica ai, espero que gostem, vou postar mais materias a respeito do assunto.

Abraços