Depois que você ja teve alguma experiencia com linux, você nao precisa de alguem dizendo a você para clicar no botão ajuda ou para arrastar um arquivo para a lixeira para exclui-lo . O que você precisa é de um bom livro ou um site que mostrem comandos poderosos e as opções que permitem você controlar seu sistema Linux, como os processos, usuarios, media de armazenamento, recursos de redes, e serviços do sistema associados com tudo isso.
Como podem perceber sou um adpto da SuSE, gosto muito dessa distribuição, talvez por usar e acompanhar toda a sua evolução desde 1994 quando surgiu a versão 1.0 baseada no Slackware. Vou tentar nos proximos dias ou proximos meses quem sabe, passar varios conceitos e comandos do OpenSuSE e do SuSE Linux da Novell para ajudar a você a se tornar um usuario avançado em Linux. Se você é um administrador de Sistemas ou um usuario comum, esses artigos vai mostrar-lhes comandos para criar sistemas de arquivos, solucionar problemas de redes, aumentar o nivel de segurança, e mostrar muita coisa que você gostaria de saber sobre o seu sistema Linux.
Quem me inspiriou a escrever esse artigo foi Christopher Negus e Françõis Caen, que escreveram um livro chamado SUSE LINUX TOOLBOX (1000+ Commands for OpenSuSE and SUSE Enterprise, li o livro e gostei muito, eles estão de Parabens pela iniciativa, esse livro foi publicado nos Estados Unidos da America em Indianopolis e Simultaneamente no Canada, para os interessados na aquisição do Livro, procure no Amazon.com pelo ISBN: 978-0-470-08292-9.
Os artigos que vou escrever, foi inspirado nesse livro, e vai ser focado em comandos de linhas de comandos do openSuSE.
Uma breve historia da Novell’s com o SuSE
para saber mais, vá ate o link do wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenSUSE
O mais interessante da historia e poucos sabem é que existe um acordo de cooperação entre a Novell e a Microsoft que teve inicio em 2006 e com termino em 2011, porem ja foi renovado por mais 4 anos. O acordo previa a colaboração entre as duas empresas para que trabalhassem em direção ao suporte e interoperabilidade entre os sistemas operacionais Windows e Linux. É bom deixar claro que a Microsoft não contribui para o desenvolvimento do SuSE e tambem esse acordo não se extende ao OpenSuSE, somente ao SuSE Linux Enterprise da Novell.
Então até os proximos artigos,