quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O IBM® Informix Primary Storage Manager gerencia o armazenamento para operações de backup restauração do ON-Bar, incluindo backups paralelos, que usam dispositivos de arquivo (discos).

IBM Informix Primary Storage Manager

IBM Informix Primary Storage Manager é um aplicativo que gerencia dispositivos de armazenamento usados para solicitações de backup e restauração emitidas pelo ON-Bar. O PSM suporta o processamento serial e paralelo para solicitações de backup e restauração.

O PSM consiste nos seguintes componentes:

onpsm

Utilitário de linha de comando que você pode usar para executar as seguintes tarefas:
  • Criar, modificar e remover dispositivos de armazenamento;
  • Definir e modificar os tamanhos máximos para dispositivos;
  • Mover informações de backup de um dispositivo para outro em um pool de dispositivos;
  • Determinar se volumes, objetos de armazenamento e dispositivos estão bloqueados ou ocupados;
  • Liberar volumes bloqueados, objetos de armazenamentos e dispositivos;
  • Verificar nomes e rótulos de volumes;

Biblioteca compartilhada XBSA

Uma versão exclusiva da biblioteca compartilhada da API X/Open Backup Services (XBSA) que o ON-BAR e o Informix Primary Storage Manager usam para se comunicar. Quando o ON-Bar armazena ou recupera dados armazenados em dispositivos de armazenamento, o gerenciador de armazenamento coordena a solicitação por meio da interface XBSA no nível do dispositivo. Você especifica o local da biblioteca compartilhada XBSA com o parâmetro de configuração BAR_BSALIB_PATH.

Tabelas de catálogo de armazenamento

Um conjunto de arquivos simples que rastreiam informações sobre todos os objetos, dispositivos e conjuntos de dispositivos de armazenamento. Esses arquivos são necessários para restaurar objetos de backup criados pelo PSM. Por padrão, esses arquivos são armazenados no diretório $INFORMIXDIR/etc/psm. Você pode usar o parâmetro de configuração PSM_CATALOG_PATH para especificar outro local para as tabelas do catálogo de armazenamento.

Importante

  • Faça backup das tabelas do catálogo de armazenamento com as ferramentas do sistema operacional como parte de uma estratégia de recuperação de desastre. O backup das tabelas do catálogo de armazenamento não são feitas com a instancia do banco de dados e não estão associados as tabelas do catálogo do sistema.
  • Para impedir que as tabelas do catálogo de armazenamento fiquem muito grandes, exclua regularmente gerações antigas de backups. Utilize o comando onsmsync para gerenciar políticas de expiração.

Os parâmetros de configuração que você usa para configurar o Informix Primary Storage Manager estão no arquivo onconfig. Você define e mantém dispositivos de armazenamento com o utilitário de linha de comando onpsm. Você pode configurar um dispositivo por vez ou gerar um arquivo de configuração de dispositivo para configurar vários dispositivos. Durante os backups, o Informix Primary Storage Manager seleciona um dispositivo de um conjunto de dispositivos disponíveis. Se o dispositivo ficar cheio ou falhar, o gerenciador de armazenamento altera automaticamente para outro dispositivo no mesmo pool.

O Informix Primary Storage Manager grava informações, mensagens de aviso e erros no log de atividades do gerenciador de armazenamento.  Você pode usar o parâmetro de configuração PSM_ACT_LOG para especificar o local do log de atividades. Se o parâmetro de configuração PSM_ACT_LOG não contiver informações, o gerenciador de armazenamento colocará as informações de atividades no diretório especificado com o parâmetro de configuração BAR_ACT_LOG.





Recursos do Informix Primary Storage Manager

Dispositivos de armazenamento para usar com o gerenciador de armazenamento

  • Apenas dispositivos de arquivos;
  • O gerenciador de armazenamento cria automaticamente um dispositivo padrão quando um catálogo é criado. O Dispositivo padrão é $INFORMIXDIR/backups;
  • Você pode remover o dispositivo padrão;

Tamanho da transferencia do buffer

  • Ilimitado;

Criptografia e compactação

  • Utiliza-se com os parâmetros BACKUP_FILTER, RESTORE_FILTER, FILTERS no ON-Bar ( O gerenciador de armazenamento não fornece criptografia ou compactação.)

Políticas de expiração do gerenciador de armazenamento

  • Nenhuma política de expiração.  (Você expira manualmente os objetos de backup do gerenciador de armazenamento com o utilitário onsmsync. Os comandos de expiração do objeto onsmsync removem objetos do gerenciador de armazenamento.)

Você pode executar uma restauração importada com o ON-Bar e o IPSM. Em uma restauração importada, você faz backup da instancia do Informix em uma máquina e restaura a instancia em uma maquina diferente. Use as opções de exportação e importação do comando onsmsync para exportar os objetos de backup do gerenciador de armazenamento na maquina de backup e importe-os para o gerenciador de armazenamento na máquina de restauração.

Backups em dispositivos Cloud e STDIO

Usando dispositivos STDIO para backup e restauração:
  • O PSM gravará/lerá um fluxo de dados em um utilitário externo ( por exemplo, sftp ou curl );
  • Operador para fornecer parâmetros para chamar o utilitário para operações de leitura/gravação/remoção;
  • A transferencia de dados para o programa de terceiros ocorrerá usando o STDIO, o PSM gravará na entrada padrão do utilitário e lerá sua saída padrão;
  • O operador não tem acesso direto ao fluxo de dados;
  • Para usar esse recurso, o operador deve criar um dispositivo PSM do tipo "STDIO";
  • Um dispositivo do tipo STDIO exigirá que você forneça o caminho para o programa a ser executado como o nome do dispositivo ( exemplo, /usr/bin/curl );
  • Além disso, você deve fornecer os argumentos para chamar o programa durante o backup, restauração e remoção;
  • Opcionalmente, você pode fornecer o tamanho máximo de um arquivo; se o backup for maior que esse tamanho, ele será dividido em partes;
A nova linha de comando é:

onpsm -D -add /usr/bin/sftp.sh -t STDIO  --stdio_warg "BACKUP @object_name1@.@object_part@" --stdio_rarg "RESTORE  @object_name1@.@object_part@" --stdio_darg "DELETE  @object_name1@.@object_part@" --max_part_size 

Nenhum comentário:

Postar um comentário