quinta-feira, 14 de junho de 2018

Os três principais Shells do Unix

Vou tirar um tempinho hoje para escrever um pouco sobre os 3 principais shells na maioria dos Sistemas Unix, hoje há algumas controversas pelo crescimento do Linux que utiliza o Bash Shell, porem o Bash não deixa de ser uma evolução do Bourne Shell que é um dos principais no qual vou comentar, mas vamos lá. Esses três Shell são:

  • Bourne Shell (AT&T shell)
  • C Shell (Berkeley shell)
  • Korn Shell ( Um superconjunto do Bourne Shell
Esses shells se comportam praticamente da mesma maneira quando executados de forma interativa, mas possuem algumas diferenças de sintaxe e eficiência quando usados como linguagens de scripts.

O Bourne Shell é o shell padrão na maioria dos Unix's,  muito utilizado para administrar o sistema. A maioria dos scripts de administração de sistema, como os scripts rc start / stop e shutdown são escritos em Bourne Shell, é o shell padrão também utilizado pelo root quando o sistema esta no estado de single mode. Esse Shell foi escrito pela AT&T e é conhecido por ser um shell consistente, compacto e rapido. O símbolo do prompt default do Bourne Shell é um sinal de dólar ($).

O C Shell foi desenvolvido em Berkeley e adicionou vários recursos, como o history de linha de comando, aliases, aritmética integrada, nome de arquivo completo, e controles de jobs. O C Shell tem algumas vantagens sobre o Bourne Shell na interactividade, mas os administradores preferem o Bourne Shell para scripts, porque os shells scripts do Bourne são mais simples e mais rápidos do que os mesmos scripts escritos no C Shell. O símbolo do prompt default do C Shell é um sinal de percentagem (%).

O Korn Shell é um superconjunto do Bourne Shell, escrito por David Korn na AT&T. Vários recursos foram adicionados a esse shell muito alem do C Shell. Os recursos do Korn Shell incluem um history evitável, aliases, funções, wildcards (curingas) de expressões regulares, aritmética incorporada, controle de Jobs, coprocessamento e recursos de debug. O Bourne Shell é quase totalmente compatível com o Korn Shell, portanto, programas do Bourne Shell rodarão normalmente nesse Shell. O símbolo do prompt default do Korn Shell é um sinal de dollar também ($).

No proximo post, vou descrever um pouco da historia do Shell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário