sexta-feira, 7 de março de 2014

Tecnologia da Informação: HDR : Introdução

Tecnologia da Informação: HDR : Introdução: Esta seção abrange os seguintes tópicos relacionados à High Availability Data Replication: O que é HDR? Vantagens do HDR Disvantagens do...

quinta-feira, 6 de março de 2014

HDR : Introdução

Esta seção abrange os seguintes tópicos relacionados à High Availability Data Replication:

  • O que é HDR?
  • Vantagens do HDR
  • Disvantagens do HDR

O que é HDR?

High Availability Data Replication (HDR)  é um método para replicar dados a partir de um servidor primário para outro servidor (secundário). HDR replica qualquer banco de dados registrados no servidor primário para um servidor secundário. Enquanto que o servidor secundário é considerado uma duplicação do servidor primário, ele não vai conter dados de bancos que esteja configurado em modo “non-logged”. O banco de dados e esquemas existem, as declarações DML (Data Manipulation Language) são sempre modo “logged”, mas todos os dados inseridos, atualizados, ou excluidos não será replicado a menos que o banco de dados esteja em modo “logged”. O HDR assegura que o servidor secundário é sempre sincronizado com o servidor primario. Se o primario falhar, o servidor secundario pode ser usado como backup até que o servidor primário esteja disponivel novamente.

Vantagens do HDR

  • Alta disponibilidade: se o servidor primário falhar, acesso de gravação pode ser habilitado automaticamente no servidor secundário.
  • (Potencial) alívio Capacidade: Com outra cópia de seus dados disponível, você poderá rodar relatórios no servidor secundario, em vez de executá-los no primário. Isso ajuda a aumentar a taxa de transferência do servidor primário.
  • Replicação síncrona ou assíncrona: Atualização sincrona é quando um buffer de logical log no servidor primário só é concluida após o buffer de logical logs ter sido copiado para o buffer de replicação de dados, enviado através da rede, e uma confirmação é enviada de volta para o servidor primário que o buffer foi recebido. Com a atualização sincrona, você terá certeza de que as transações confirmadas no servidor primario também foi enviada para o servidor secundário. Atualização assíncrona é onde o servidor primario copia os buffers de logical logs para o buffer de replicação de dados, em seguida faz  flush do buffer de logical logs e um envio dos conteúdos do buffer de replicação de dados através de rede quando qualquer dos seguintes eventos ocorrerem:

    - O buffer de replicação de dados tornam-se cheios
    - A aplicação comita uma transação em um banco de dados sem buffer
    - O intervalo de tempo especificado pela configuração do parâmetro DRINTERVAL é atingida.

Disvantagens do HDR

  • Banco de dados em modo de log: somente bancos de dados com o log habilitado será replicado .
  • Escopo do banco de dados: A granularidade do HDR está no nível de banco de dados. Todas tabelas em log serão replicados.
  • Modo síncrono: Com a atualização síncrona pode haver um pequeno atraso na liberação de um buffer de logical logs por causa do tráfego de rede.
  • Modo assíncrono: Com a atualização assíncrona há um potencial para algumas transações confirmadas no primário de não serem replicadas para o secundario após uma falha.
  • Suporte de blobspace: Qualquer armazenamento tipo blob não será replicado.
  • Secundário Read Only: O servidor secundário é um servidor somente de leitura. todas as aplicações que necessitam de acesso de gravação deve utilizar o primário.