sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Usando o recurso GLS

O recurso de Suporte de Linguagem Global (Global Language Support – GLS)  permite que produtos IBM Informix lide com diferentes idiomas, convenções culturais, e conjuntos de códigos para a Ásia, Africa, Europa, Latino Americano, e países do Oriente Médio.

O recurso GLS permite que você crie bancos de dados usando os diacríticos, de sequência , e convenções monetárias e hora do idioma que você selecionar. Não existe nenhum parametro de configuração no ONCONFIG para o GLS, essas configurações são realizadas nas variaveis de ambiente do sistema.

Em um banco de dados, algumas das tarefas por ele realizado dependem das convenções de linguagem e cultura dos dados que eles manipulam. Por exemplo, o servidor de banco de dados deve classificar dados do Brasil diferentemente dos dados de caracteres coreanos. Uma aplicação Cliente deve exibir a moeda canadense diferentemente da moeda Tailandesa.

Se o servidor de banco de dados Informix ® ou produto cliente inclui o código para executar essas tarefas, cada um precisaria ser escrito especialmente para lidar com um conjuento diferentes de culturas especifica de dados.

Com suporte ao GLS, produtos IBM Informix não precisa especificar como processar informações especificas de cultura diretamente. Informações específicas de cultura reside em um local GLS. Quando um produto IBM Informix necessita de informações especificas de culturas, ele chama a biblioteca GLS,  que acessa o local GLS e retorna as informações para os produtos IBM Informix.

O recurso GLS é uma forma portátil de suporte de informação específicos de culturas. Embora muitos sistemas operacionais oferecem suporte para varios tipos de idiomas, esse suporte é geralmente para o proprio sistema operacional. Não existem ainda padrões para o formato de informações especificas de culturas e idiomas. Esta falta de conformidade significa que se você mover um aplicativo de um ambiente de uma determinada região para uma outra região, talvez seja necessario mudar o suporte de linguagem do sistema operacional.

O recurso GLS pode acessar informações especificas de cultura em um UNIX® e ou no Windows®. Produtos IBM Informix pode localizar as informações de localidade em qualquer plataforma para o qual são portados.

Nota para o Ambiente Windows®
Para que o GLS suporte um local não padrão, a versão do Windows® que voce esta usando tambem deve suportar essa localidade. Ou seja, voce não pode suportar um aplicativo japonês no Windows, a menos que a aplicação esta rodando na versão japonesa do Windows®.
Fim da Nota.

Para utilizar o recurso GLS, as tarefas que voce precisa para realizar depende se você é um administrador de sistemas, administrador de banco de dados, usuario final de um aplicativo, usuario final de um utilitario de servidor de banco de dados ou desenvolvedor de aplicações.

Função Tarefas
Administrador de sistema, administrador de banco de dados, e ou usuario final do aplicativo
  • Para locais não padrão, configure as variaveis de ambientes DB_LOCALE, CLIENT_LOCALE, e SERVER_LOCALE.
  • Para customizar os formatos par asuarios finais, configure as variaveis de ambientes GL_DATE, GL_DATETIME e DBMONEY. Para o Informix SQL/C você pode configurar a variavel DBTIME ao inves da variavel GL_DATETIME.

 

 
  • Para configurar um ambiente GLS para Informix ESQL / C, configure as variáveis ​​de ambiente  CC8BITLEVEL e ESQLMF.
  • Para executar uma configuração adicional para o ambiente GLS, definir as variaveis de ambiente DBLANG e GLS8BITFSYS.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário