quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Processadores PA-RISC ( Precision Architeture Risc)

Todos os HP 9000 da serie 800 utilizavam a tecnologia “Precision Architecture Risc (PA-Risc)”. O PA-RISC esta construído dentro dos princípios de Reduced instruction Set Computing (RISC) o que implica a implementação de poucos componentes fornecendo uma confiabilidade superior que quando comparado com sistemas CISC (Complex Instruction Set Computer).

Os estudos mostram que equipamentos CISC gastavam 80% do tempo executando instruções simples (soma, subtração, etc) e os restantes 20% em operações complexas, fazendo uso ainda dos microcódigo (microcódigo: ocorre o acesso à instrução e dentro do processador tem um código que acessa o hardware). No Risc isso não acontece porque tudo já é executado em hardware (elimina microcódigo) as instruções complexas ficam por conta do compilador e todas as operações são feitas em registradores.

A base do PA-RISC é um set de instruções contendo 140 instruções de formato fixo cuidadosamente selecionadas.

O paralelismo de instruções, pipelining (técnica que sobre passa o processamento de instruções, de modo que uma instrução pode iniciar sua execução antes que a anterior tenha terminado) é utilizado eficientemente pelo HP PA-RISC em 5 estágios, aliados a compiladores otimizados e ao seu projeto Load/Store, melhoram a execução de instruções em um único ciclo e expandem a performance do sistema.

O PA-RISC utiliza o sistema operacional HP-UX que é o sistema operacional SYSTEM V da AT&T com implementações desenvolvidas pela Hewlett-Packard como: gráficos, suporte a linguagem nativa e algumas construções do Unix BSD.

O Hardware do PA-Risc

Certas operações do sistema, como o boot, podem necessitar da especificação do endereço de hardware. Portanto, é interessante que os administradores de sistemas conheça a configuração de seu hardware com os respectivos endereços.

Cada periférico possui um único endereço de hardware que identifica a path de conexão da CPU para o device propriamente dito. Essa path é composta pelo endereço de todos os elementos que aparecem entre a CPU e o periférico.

SPU – System Processing Unit. São as unidades de processamento do sistema, sendo basicamente a CPU e memoria.

BUS – São circuitos através do qual os dados trafegam entre os módulos do hardware (CPU, Memoria, Chanel Adapter, device adapter). As placas dos periféricos são conectadas no bus. As maquinas de BUS HP-PB (HP-Precision Bus) com exceção da 890, utilizam somente um BUS, já o modelo 890 utiliza 2 estruturas de BUS; PMB (Processor Main Bus) para processador e memória e HP-PB para I/O.

SLOTS – Local físico onde serão conectados as placas. Cada slot tem um número/letra. Nas maquinas HP-PB, todos os slots são conectados no Bus de precisão.

Device Adapter – É a interface que liga o Bus ao periférico, são conhecidos também I/O cards. Os principais devices adapters são:

    • SCSI – Small Computer System Interface. Tecnologia nova que trabalha com conect/desconect para o Bus, permitindo que periféricos de velocidade diferentes sejam conectados a mesma placa (Discos, Fitas, DVDs, etc).
      Pode-se conectar até 7 devices SCSI para cada adaptador (endereçados de 0 a 6): O ultimo device SCSI deve ter um terminador. O comprimento do cabo não deve exceder 6m.
    • HP-IB – HP Interface Bus – Suporta Discos, Fitas, drivers DVD-ROM, impressoras e ploters. Este Device Adapter tem função para aqueles que possuem periféricos HP-IB antigos e querem aproveita-los. Uma desvantagem deste Device Adapter é o fato de não permitir a conexão de periféricos com velocidades diferentes ( Discos e Fitas por exemplo).
      Pode-se conectar até 4 discos HP-IB. O comprimento do cabo não deve exceder 20m, para interface de velocidade padrão e 15m, para alta velocidade.
      Um extensor pode ser utilizado para transmissões a distancia entre SPU e o periférico atingido, até 1.25km (exceto para discos).
    • MUX – Suporta qualquer ligação serial RS-232, plotters, Access Port e alguns podem ligar modems. Podem ser de 8 e de 16 saídas. O comprimento do cabo pode estar entre 5 e 15 m.
    • LAN – Local Área Network. Conecta redes padrão Ethernet e IEEE 802-3.
    • GPIO – General Purpose I/O. Device Adapter utilizado para Conectar periféricos específicos.
    • PSI – Placa programável onde se carrega os protocolos IBM SNA ou X25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário