sexta-feira, 22 de julho de 2011

Warning no arquivo online.log

Saudações,

Olhando o meu online.log , arquivo de log do informix, me deparei com um warning que se refere a prioridade do PDQ, o bloco do warning estou postando a seguir:

Warning: PDQ functionality is not supported in IDS Growth Edition.
The value of MAX_PDQPRIORITY cannot be set to 100. It is reset to 0.

Bem, vamos tentar entender o que é exatamente esse warning.

Existem vários tipos de Edição do Informix, além do Growth Edition, temos o Enterprise, entre outros.

Mas a pergunta chave aqui é… o que é esse parâmetro MAX_PDQPRIORITY?

MAX_PDQPRIORITY limita os recursos PDQ que o servidor de banco de dados pode atribuir a qualquer consulta DSS. MAX_PDQPRIORITY é um fator que é usado para dimensionar o valor de prioridade PDQ definidas pelos usuários. Por exemplo, suponha que o DBA atribuiu à MAX_PDQPRIORITY um valor de 80. 

MAX_PDQPRIORITY é um fator que é usado para dimensionar o valor de prioridade PDQ definidas pelos usuários. Se um usuário configura a variável de ambiente PDQPRIORITY para 50 e executa a query, o banco de dados vai executar essa query com um prioridade de 40.

Podemos usar o onmode para alterar o valor do MAX_PDQPRIORITY quando o servidor de banco estiver online.

No IDS, os recursos PDQ incluem memoria, CPU, I/O em discos e scan threads, e se o valor de MAX_PDQPRIORITY for muito baixo, a performance pode cair muito.

Por padrão no onconfig.std o valor de PDQ_PRIORITY é 100.

PDQ é abreviação de Parallel Database Query e o objetivo do PDQ é melhorar a performance das queries que são executadas no banco de dados.

Infelizmente esse recurso somente esta disponível em algumas edições do Informix e como percebemos na versão Growth não esta disponível.

Como não gosto muito de ficar vendo warning nos arquivos de log, fiz algumas ações para passar o valor de MAX_PRIORITY  para 0, assim não fico mais recebendo essa mensagem de warning.

a primeira ação foi rodar o onmode –D 0, esse comando define a prioridade do PDQ deve ser usado um valor de 0 a 100, porem não resolveu o problema, então fiz a mudança manualmente no arquivo onconfig alterando o valor da variável MAX_PDQPRIORITY para 0. Feito isso o warning não sai mais no online.log.

Nenhum comentário:

Postar um comentário