segunda-feira, 18 de julho de 2011

The Virtual Portion: Exemplo de Cache

cache

A virtual portion da shared memory contem memory pools que são designados a manter tabelas de catalogo do sistema para uso das sessões.

Qualquer sessão executando um comando SQL que necessite de informações sobre as tabelas pela primeira vez, deve recuperar estas informações das tabelas de catalogo do sistema. Isto exige uma leitura de disco para obtenção das paginas das tabelas de catalogo do sistema que não estão nos shared memory buffer pools. Uma vez que o servidor de banco de dados lê as paginas que contem o catalogo do sistema, a informação para a tabela é colocada em uma estrutura que é mais eficiente para a o acesso  do servidor de banco de dados.

Esta estrutura é parte do shared memory dictionary pool. Apos o primeiro acesso de uma usuário, todos os usuários podem acessar os dictionary pools para obter a informação do dictionary da tabela, ganhando tempo e memoria.

Outro exemplo de manutenção de tabelas em memoria é a manutenção de stores procedures. O valor default para este pool é de 50 stored procedures. Deste modo, usuários acessando stored procedures não terão que recupera-las sempre do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário