sexta-feira, 22 de julho de 2011

Atualizando o Informix (In-Place)

Na atualização do Informix sempre surge duvidas, devo atualizar no mesmo diretório? não vou perder meus dados que estão lá? não vai danificar meu chunk primário?

A IBM diz que atualizar o Informix diretamente para a versão atual, deve-se instalar o produto em um novo diretório,  copiando alguns arquivos de configuração e iniciar o servidor para automaticamente converter os dados de sua base atual.

Segundo a IBM pode-se atualizar diretamente qualquer desses produtos: Informix Versão 11.10, 10.00, 9.40, 9.30, 9.21 ou 7.31

A atualização é um método de migração in-loco que usa uma base teste e produção.

A atualização é um método de migração in-loco que usa seu teste existentes e hardware de produção. O sistema operacional nesses servidores devem ser suportados pelo Informix. Além disso, você deve ter espaço suficiente para a conversão dos dados.

Uma atualização segura consiste de alguns procedimentos:

  1. Prepare seu sistema, que inclui fechar todas as transações, verifique a integridade dos dados com o utilitário oncheck, e faça um backup do nível 0. ( Se você estiver utilizando o Enterprise Replication ou cluster de alta disponibilidade, você deve para esse serviço e realizar algumas tarefas adicionais).

    Uma boa pratica é fazer backup de todos os arquivos de configuração, tanto do sistema operacional quanto do Informix.
  2. Instale o novo produto no servidor.

    Importante: A forma mais segura de atualizar o Informix é instalar uma nova versão em outro diretório. Para economizar espaço você pode selecionar somente os produtos que necessita para a instalação. Somente depois de testar a instancia do servidor com as configurações semelhantes ao de produção é que vamos aplicar essa atualização no servidor de produção, depois de validado esse ambiente de produção, pode-se remover a versão antiga.

    Se você não tem espaço em seu servidor para suportar as duas versões, instale a nova versão sobre a versão existente. Nesse caso você não pode selecionar a instalação de componentes.
    Certifique-se também nesse caso, que você tenha a mídia da versão anterior, pois se algo der errado não pode reverter isso.
  3. Copie o arquivo ONCONFIG para o novo diretório do Informix.
  4. Inicialize a instancia com a nova versão do Informix. Os dados do banco serão convertidos automaticamente.
  5. Se você tiver problemas de performance, rode o UPDATE STATISTICS e UPDATE STATISTICS FOR PROCEDURE.

    Esse tipo de migração minimiza os riscos. Se algo der errado você poderá voltar a versão antiga. Em caso de problema durante a conversão então terá que voltar o backup nível 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário