quinta-feira, 9 de junho de 2011

Visão da Arquitetura

image

O servidor é composto por três grandes componentes. Os componentes são introduzidos nas paginas seguintes e discutidos em detalhes nos capítulos posteriores.

O Componente Processo

O componente Processo define o database Server. Os processos que definem o database Server são conhecidos como virtual processors. Ao nível do UNIX esses processos são chamados oninit. Cada virtual processor (VP) pertence a uma classe de virtual processor. Uma classe de VP é um conjunto de processos responsáveis por um conjunto especifico de tarefas.

O Componente Shared Memory

O Segundo componente é a Shared Memory. A Shared Memory é feita de três porções: residente, virtual e de mensagem. A Shared Memory é usada para:

· Cópia dos dados do disco para shared memory para acesso mais rápido (resident portion);

· Manutenção e controle dos recursos solicitados pelos processos (virtual portion);

· Um mecanismo de comunicação para os processos cliente e servidor falarem entre si para coordenar suas atividades (message portion).

O Componente Disco

Seguindo, há o componente disco. Esta é um coleção de uma ou mais unidades de espaço em disco designado para o sistema do servidor. Todos os dados nos banco de dados, além de toda a informação do sistema necessário para manter o servidor, são armazenados dentro do componente disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário