segunda-feira, 27 de junho de 2011

Historia do Shell

A primeira versão do shell padrão do UNIX foi introduzido na V7 (Sétima edição pela AT&T) no final de 1979, e foi batizado pelo nome do seu criador, Stephen Bourne. O Bourne Shell é uma linguagem de programação baseada em uma linguagem de programação chamada Algol. E foi utilizado primeiramente para gerenciar tarefas de administração do sistema. Embora popular pela sua simplicidade e velocidade, ele não tem muitas características para o uso interativo, como o histórico, aliases e controle de tarefas.

O C Shell, desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley no final de 1970, foi lançado como parte do UNIX 2BSD. O Shell, foi escrito por Bill Joy, oferecendo um numero adicional de características não encontradas no Bourne Shell. O C Shell é baseado na linguagem de programação C, e quando usada como linguagem de programação, compartilha uma sintaxe similar ao C. Ele também oferece melhorias para o uso interativo, como o histórico de linha de comando, aliases e controles de tarefas. o C Shell foi projetado para grandes Servidores e por isso características adicionais foram adicionadas, o C Shell tem uma tendência de ser mais lento, tanto em Servidores de pequeno porte quanto Servidores de Grande porte em comparação ao Bourne Shell.

Tanto o Bourne Shell e o C Shell disponível, usuários UNIX tinha agora uma escolha e conflitos para saber qual o melhor Shell. David Korn, da AT&T, criou o Korn Shell pelos meados dos anos 80. Foi lançado em 1986 e tornou-se oficialmente parte da distribuição UNIX SVR4 em 1988. O Korn Shell, é realmente um superconjunto do Bourne Shell, rodando não somente nos sistemas UNIX, mas também no OS/2, VMS e mesmo no DOS. isso fornece alta compatibilidade com o Bourne Shell, acrescenta muitas características popular do C Shell, e é muito rápido e eficiente. O Korn Shell passou por uma serie de revisões.

Um comentário: