quarta-feira, 30 de março de 2011

Visão Geral de um Sistema Linux

Um sistema operacional UNIX consiste de um núcleo (kernel) e alguns programas do sistema.  Há ainda aplicações que executam diversas tarefas. O kernel é o coração do sistema operacional. Ele mantem o controle dos arquivos em disco, inicializa programas e executa-os de forma concorrente, aloca memória e outros recursos para os diversos processos, recebe e envia pacotes da rede, e assim por diante. O kernel faz muito pouco sozinho, na verdade ele provê ferramentas com as quais os serviços podem ser desenvolvidos. Ele ainda evita que qualquer um possa acessar diretamente os componentes de hardware, forçando o uso das ferramentas disponíveis. Deste modo, o kernel mantem uma certa proteção entre os usuários. As ferramentas disponibilizadas pelo kernel são utilizados através das chamadas ao sistema (system calls).

Os programas de sistema utilizam as ferramentas disponibilizadas pelo kernel para implementar os diversos serviços necessários ao sistema operacional. Programas de sistema e todos os demais programas, são executados ‘sobre o kernel’, o qual é denominado modo usuário (user mode). a diferença entre programas de sistemas e aplicações esta no seu objetivo: as ultimas visam que coisas uteis sejam realizadas (brincar, caso seja um jogo), enquanto os primeiros são necessários para manter o sistema operacional funcionando. Um editor de texto é uma aplicação, o telnet é um programa de sistema. a diferença é algumas vezes muito pequena, e somente é importante para classificadores compulsivos.

Um sistema operacional pode ainda conter compiladores e suas bibliotecas correspondentes (gcc e C no caso do Linux), ainda que nem todas as linguagens devam ser parte integrante do sistema operacional. Documentação e até mesmo jogos podem fazer parte. Tradicionalmente o sistema operacional tem sido definido como o conteúdo nos discos de instalação, o que no Linux pode variar bastante, já que ele pode ser encontrado em diversos sites ao redor do mundo.

Um comentário: