quinta-feira, 31 de março de 2011

Partes importantes do kernel

O Kernel do linux é formado por diferentes partes: gerenciador de processos, gerenciador de memória, controle de dispositivos de hardware, controle de sistemas de arquivos, gerenciador de rede e vários outros. A figura abaixo mostra alguns deles.

kernel

Provavelmente as partes mais importantes do kernel ( nada funciona sem elas ) são o gerenciador de memória e o gerenciador de processos. O gerenciador de memória é o responsável pela atribuição de áreas de memoria e áreas de troca (swap) para os processos, para os demais componentes do kernel e para o cache de disco. O gerenciador de processos cria processos e implementa multitarefa através da troca de processos ativos no processador.

No nível mais baixo, o kernel contem controladores (drives) para cada tipo de hardware suportado. Uma vez que existem inúmeros hardwares, o numero de controladores também é muito grande. A similaridade de funcionalidades permite que se tenham classes de controladores para suportar funções similares, ou seja, cada membro de uma determinada classe de hardwares tem a mesma interface com o resto do kernel, mas diferem somente no que é necessário para implementar as suas características especificas. Por exemplo, todos os discos rígidos parecem iguais para o resto do kernel, isto é, todos tem operações como “inicialize o dispositivo”, “leia o setor N” e “grave o setor N”.

Alguns serviços de software disponibilizados pelo kernel tem propriedades similares, e podem ser também derivados em classes. Por exemplo, os diversos protocolos de rede foram abstraídos em uma interface de programação, a biblioteca BSD de socket. Outro exemplo é a camada do sistema virtual de arquivos  (VFS), a qual abstrai as operações dos diversos sistemas de arquivos de suas implementações. quando alguma entidade tenta utilizar um sistema de arquivos, a requisição é direcionada ao VFS, o qual a reencaminha para o controlador adequado ao sistema de arquivos solicitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário