terça-feira, 23 de março de 2010

Nomes de Percurso

Os arquivos no diretorio corrente podem ser referenciados simplesmente inserindo seus nomes, porem, arquivos que não estejam no diretorio corrente devem ser referenciados usando o nome de percurso ou pathname.
Um nome de percurso especifica um percurso de acesso que leve ao arquivo desejado (dentro do sistema de arquivos). O inicio do percurso pode ser dado no diretorio atual ou no diretorio raiz (/).
NOMES DE PERCURSO ABSOLUTO
O percurso absoluto começa com o diretorio raiz e descreve um unico caminho absoluto que desce atraves da arvore do sistema de arquivos, ate chegar ao arquivo em questão. O nome do percurso absoluto começa com uma barra (/) que indica o diretorio raiz e anexa-se o nome dos demais diretorios, separados por uma barra (/) ate chegar ao nome do arquivo.
Alguns caminhos absolutos são:
mozart:~ # cd /usr
mozart:/usr #
mozart:/usr # cd /var/lib/named/master
mozart:/var/lib/named/master #
mozart:/var/lib/named/master # cd /home/amilcar
mozart:/home/amilcar #
NOMES DE PERCURSO RELATIVO
O percurso relativo começa no diretorio corrente ( o diretorio onde se esta trabalhando) e descreve o caminho de diretorios ate o arquivo procurado. A maneira mais facil de distinguir um percurso absoluto de um percurso relativo, é observar que o percurso absoluto sempre começa no diretorio raiz (/).
Exemplo:
mozart:/home/amilcar # cd ..
mozart:/home #
mozart:/home # cd lean
mozart:/home/lean #
mozart:/home/lean # cd ../amilcar
mozart:/home/amilcar #
mozart:/home/amilcar # cd ../../etc/samba
mozart:/etc/samba #

Nenhum comentário:

Postar um comentário