quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gerencimento de Volumes Logicos - Parte 2.

Como prometido estou voltando ao assunto de Volumes Logicos, hoje estarei escrevendo sobre root disk, grupo de volumes root, area de swap, File System, etc

Disco de root (root disk)
Um disco deve, normalmente, ter 3 areas; area de boot, area de swap e area das file systems.
A area de boot é gerada no processo de instalação e contem o codigo de ativação do sistema. Essa area so é utilizada durante o boot do sistema.
Em discos particionados pelo metodo de seção, a area de boot deve residir na "seção 6". Em sistemas gerenciados pelo metodo "LVM", a area de boot esta contida na BDRA (Boot Data Reserved Area). O BDRA é criado quando o volume logico do root é criado. Quando se utiliza LVM a seção utilizada é sempre 2 (disco inteiro).

Area de boot é uma file system de formato proprio denominado LIF (Logical Interchange Format) de estrutura simples que pode ser coloado em areas pequenas, como por exemplo 2 Mbytes . O LIF contem o codigo de ativação que sera carregado no Kernel do HP-UX (/hp-ux). O cabeçalho da LIF contem os arquivos ISL, HP-UX, AUTO, RDB e IOMAP.

O ISL utiliza o arquivo AUTO para localizar o Kernel do HP-UX durante o boot do sistema.
A area de swap é uma area continua do disco usada pela memoria virtual. A primeira area de swap especificada é referenciada como "primary swap" e esta localizada no disco de root. Em sistemas que utilizam particionamento por seção, a primeira area de swap ocupa sua propria seção, separado da area de boot e da area das file systems. Em sistemas que utilizam LVM, a primeira area de swap reside em um volume logico do grupo de volume root (vg00).

A estrutura de dados do disco de root é diferente da estrutura de um disco que nao tenha area de boot. O disco de root contem setores reservados para o BDRA e o LIF (contendo o programa de boot). A alocação de espaços é mais restrita do que em outros discos, pois o espaço alocado para a file system root, para a area de swap, e para a area de dump devem ser continuos.
Um disco de boot contem as seguintes informações:
  • O cabeçalho LIF - Essa area estara presente tambem em volumes fisicos que contenham area de dump e area de swap.
  • PVRA - Physical Volume Reserverd Areas. Contem informacoes especificas do volume fisico para o LVM.
  • LIF Directory Area - Contem o boot do sistema HP-UX, arquivos LABEL e outros arquivos LIF.
  • VGRA - Volume Group Reserved Area. Contem informações especificas do grupo de volume para o LVM. Uma copia exata do VGRA é gravada em cada volume fisico do grupo. Dentro da VGRA esta o VGSA (Volume Group Status Area) e o VGDA (Volume Group Descriptor Area). O VGDA contem informações que descrevem todos os volumes fisicos necessarios para configurar o grupo de volumes no LVM. O VGSA contem informacoes de quorum do grupo de volumes; quais particoes estao estragadas e quais volumes fisicos nao estao disponiveis ou não ativos.
  • Bad Block Relocation Area - Contem informações especificas sobre o mecanismos de recuperação de blocos ruins.
  • User Area - Onde serão criados os volumes logicos para as respectivas file system. O primeiro volume logico deve ser para o file system do root.
Um disco que não tenha area de boot contem as seguintes informações:
  • PVRA - identico ao disco de boot.
  • VGRA - identico ao disco de boot.
  • Bad Block Relocation Area - identico ao disco de boot.
  • User Area - onde serão criados os volumes logicos para as respectivas file systems.
Durante o processo de ativação do grupo de volumes o LVM le os dados de controle do volume fisico definido no grupo. Esses dados de controle, os quais incluem o VGDA e VGSA estão armazenados em todos os volumes fisicos do grupo de volumes.

Grupo de volumes root
O grupo de volumes root é um grupo especial. Ele contem a area de boot, a file system root, a area primaria de swap, e pode tambem conter a area de dump do sistema e a area de outras file system.
O volume logico do file system root contem algumas restrições:
  • Deve ter localização especifica no disco de boot
  • Deve ser criado com alocação continua de partições
  • Não pode suportar realocações de bad block
  • Deve ser identificado no BDRA
  • Não pode ser aumentado ou diminuido
  • Deve conter a file system que contenha o /usr e o /tmp
O volume logico de swap primario deve ter alocação de partições fisica continuas e deve ser identiicado pelo BDRA.
Se for utilizado área de dump, seu volume logico deve ser criado no grupo de volume root, podendo-se ter mais que um volume logico para dump. Sua area deve ter alocação de partição fisica continuas e identificadas pelo BDRA. 

Depois retorno falando sobre a area de swap (swap space) 

Abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário