quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Backup para um Diretorio.

Foi uma descoberta e tanto esse procedimento de backup para um diretorio. Aconteceu que eu estava enfrentando um problema com backups de logical logs remoto, ou seja , estava enviando os logical logs diretamente a outros servidores, porem me deparei com o problema de nao atualização da flag (B) do Logical Log, foi onde resolvi abrir um chamado na IBM para tentar sanar o problema, e o Suporte da IBM, onde fui muito bem atendido, me indicaram esse metodo de backup, que particularmente achei muito interessante.

Se você optar por fazer um Backup em diretorios, não sera mais necessario o uso de fitas, que convenhamos da medo, principalmente se for fita DAT. Em vez de, você fazer o backup num diretorio local, que não seria nada seguro, podemos fazer o backup em uma file system montada de um outro servidor, ou seja, usar uma NFS.
O usuario que executa o backup deve obrigatoriamente ter permissão de escrita no diretorio (777). O diretorio deve ter espaço o suficiente para manter os backups dos dados. Voce pode usar o ferramentas do sistema operacional para compactar os arquivos apos o backup.

Vantagens de fazer o backup em um diretorio:
  • Pode-se fazer backup's de varias instancias simultaneamente;
  • Voce pode usar ferramentas do sistema operacional para compactar os arquivos;
  • Voce pode facilmente configurar o sistema de backup de logs para fazer backup automatico qdo os arquivos de logs encherem.
Configurando o caminho do diretorio

Use o parametro de configuração TAPEDEV para especificar o caminho absoluto do diretorio onde sera efetuado o backup. Este e o destino onde o ontape escreve os dados de backup e tambem onde o ontape le os arquivos para restore. Voce também deve especificar um diretorio para o parametro de configuração LTAPEDEV para os backup de Logical Logs.

Use a opção -d com o ontape para desligar o prompt interativo, qdo se efetuar um backup para um diretorio.


Renomeação de arquivos existentes

Quando o ontape repete uma operação archive, ele renomeia os arquivos para que os arquivos existentes nao sejam reescritos. Um timestamp é adicionado ao nome do arquivo.

Convenção de renomeação
  • Archive: Os times de checkpoint são adicionados no archive, e tem esse formato filename_YYYYMMDD_hhmmss_archive-level.
  • Arquivos de Logical Logs: O time do backup é adicionado, e possui esse formato filename_YYYYMMDD_hhmmss.
Exemplo, My_instance_L0 é renomeado para My_instance_20091007_134100_L0.

Quando houver necessidade de restauração do sistema, o ontape exige que o storage-space e os arquivos de logical logs sejam identicos aos especificados pelo parametro TAPEDEV e LTAPEDEV. Se os arquivos foram renomeados, pelo proprio ontape ou manualmente pelo usuario, é necessario uma intervenção manual e voltar os nomes como especificado nos parametros citados.

Voce pode mudar o nome padrao dos backups usando a variavel IFX_ONTAPE_FILE_PREFIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário