segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O utilitário Ontape

O utilitário ontape tem muitas características que facilitam o archive de seu sistema, o backup de seu logical log e restore. O ontape fornece as seguintes características:
  • Archive do sistema, de modo que no evento de uma falha, você possa recriar o sistema a partir dos archives.
  • Archives incrementais, para fornecer um ambiente de archive flexível para planejar um archive schedule (programado) que satisfaça a necessidade de seu sistema.
  • Definição de dispositivos de fitas separados, assim você pode executar backups de logical logs sem competir com o archive.
  • Opção de backup continuo de logical logs, que possibilita executar o backup de logical logs assim que eles tiverem cheios.
  • Restaura o sistema ao nível de dbspace.
Opções do Ontape:
Existem quatro opções primarias no ontape. Elas incluem:
  • A opção -s para executar um archive
  • A opção -r para executar um restore
  • A opção -a para executar um backup dos logical logs
  • A opção -c para executar backup continuo dos logical logs
As opções -l e -p são usadas somente para replicação de dados. Essas opções executam operações separadas de physical restore e logical restore que são requeridas quando estiver recriando o segundo servidor na replicação de dados.
As opções -A, -B, -N e -U podem ser usadas para trocar o modo de logging do banco de dados.

Dados do Archive
Com o ontape, os dados são copiados da seguinte forma:
  1. Primeiro, o servidor envia uma pagina de controle que contem a lista dos dbspaces incluídos no archive, o nível do archive, o timestamp do archive, e informação do logging.
  2. Próximo, as system reserved pages do root dbspace são enviadas para o archive.
  3. Se o archive for de nível 0, então a seção que contem informações sob os logical logs que contem transações abertas no momento do checkpoint do archive é enviada para o archive.
  4. Se seu sistema contem blobspaces, eles serão os próximos a serem copiados.
    Se existem paginas de before-image do physical log nas tabelas temporárias, elas são anexadas. Cada seção blobspace tem uma fita de controle de pagina que contem um mapeamento dos chunks dentro do blobspace sendo copiado. A alocação de Blobpage é suspensa no inicio do archive ate o blobspace ser copiado. Somente a porção utilizada da blobpage é copiada, não a pagina inteira.
  5. Finalmente, os dbspaces são copiados em uma ordem particular. Se há paginas de before-image do physical log nas tabelas temporárias, elas são anexadas.
    Cada seção dbspace tem uma fita de controle de pagina que contem um mapeamento dos chunks dentro do blobspace sendo copiado. Paginas não ocupadas no momento do checkpoint do archive, não são copiadas.
  6. Quando a ultima pagina do ultimo chunk é escrita, uma trailer page é fixada marcando o final do archive.
Realizando um Archive
Para usar o ontape, você deve ser o usuário informix.
Para executar um archive, execute ontape -s. Este comando executara um archive completo do sistema de todos os dbspaces. O Servidor inicia um dialogo requisitando que você coloque uma fita no dispositivo de fita, e o dispositivo deve estar on-line antes de você apertar enter (você será questionado novamente se o servidor não conseguir abrir o dispositivo especificado)

Realizando um Backup de Log
Você pode usar a opção -a do ontape para executar periodicamente backups dos logical logs para a fita; ou você pode usar a opção -c para executar um backup de cada logical log assim que ele estiver cheio. A opção -c implicara na execução continua do ontape, e necessita de um terminal dedicado e um dispositivo de fita em ordem para a função. Ele não pode ser executado como um daemon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário