terça-feira, 15 de setembro de 2009

Migração de Servidores de Banco de Dados ( Informix)

Para uns parece um trabalho arduo, para outros um trabalho a mais, e para outros a chance de reorganizar a estrutura fisica do banco de dados, mas não é bem assim. Vou tentar expor o meu ponto de vista:

Quando se chega a conclusão que devemos trocar um servidor, é porque algo não esta bem, principalmente a performance do Banco, os usuarios finais reclamando que o relatório esta muito demorado para rodar, e por ai vai.

Entendo que essa seja uma grande chance de fazer uma organização geral no banco de dados, principalmente na parte estrutural da coisa, trocando por miudos é a chance de fazer uma reorganização começando pelo Sistema Operacional, Particionamento de Discos, Instalação de Software de Gerenciamento de Banco de Dados (SGDB).

Isso esta acontecendo comigo hoje, de fato, estou fazendo uma migração dessa e vou tentar compartilhar aqui um pouco dessa experiência, que não é nova, mas por ser informatica é sempre uma nova experiencia, rss.

Aqui no caso de nossa empresa, chegamos a essa conclusão ja faz uns 2 meses, o primeiro passo foi levar a diretoria uma apresentação mostrando as nossas dificuldades a nivel de processamento de dados com os equipamentos que tinhamos em mão, uma vez apresentado, aprovado pela Diretoria, então fechamos um Servidor.

O Servidor que fechamos foi o seguinte:

Blade Systems c3000 com 4 Laminas com 2 processores Quad-Core, 16 GB de RAM e 2 Discos FastWide de 10K da HP é claro. ;-)

O Servidor chega de fabrica com Raid 0, espelhando os dois discos, é uma coisa que não me agrada muito, mas temos que tomar cuidado para certas decisões, no meu caso decidi desmontar o RAID e optei trabalhar com Volume Groups. A unica observação aqui é que estou usando o OpenSuSE 11.1 64 bits.

Optei por uma instalação Limpa no servidor com o minimo de pacotes possiveis, inclusive sem pacotes do sistema X.

Na configuração dos discos optei por criar duas VG's, pois a minha idéia é fazer Balanceamento de I/O.

A instalação foi um sucesso, e logo depois começei a instalação do banco de dados, mas isso vou continuar num outro post.

Abraços.


Abaixo o Servidor.

2 comentários:

  1. Estou últimamente estudando em fazer uma migração no banco Informix da empresa, lendo o seu post acho que vai ser melhor fazer deste o inicio deixar o banco bem estruturado, bem planejado, para se ter uma idéia o banco tem quase 1 tera e tudo esta armazenado dentro do USRDBS, vou separar bancos em chunks para ver se melhora, se um banco precisar de espaço adiciono só no chunk e não no USRDBS, vou planejar com calma.

    ResponderExcluir
  2. Ola colega,
    O planejamento é otimo, vale aqui uma dica para planejar o crescimento do banco tambem, principalmente o planejamento do crescimento das tables spaces e seus extents.

    Boa sorte na estruturaçao e precisando de ajuda, estamos ai ;-)

    ResponderExcluir